Descrição
Spirulina é produto natural (a base de algas) desidratado e ionizado, que possui em sua fórmula alta concentração de Proteínas, Vitamina E, Beta caroteno, Vitamina B12 e aminoácidos essenciais que em conjunto assumem funções importantes na formação de anticorpos, na imunidade da ave agindo com grande eficiência no período reprodutivo.
BENEFÍCIOS DA SPIRULINA
Por ter atividades estimulantes do sistema imunológico, contribui ajuda a melhorar a função de anticorpos e na resistência muscular.
Como a spirulina é carregada de diversos nutrientes e antioxidantes pode beneficiar o corpo e o cérebro.
Quais os benefícios da spirulina
Diversos estudos relacionam os benefícios da spirulina. Confira os principais deles.
1. Auxilia no tratamento contra anemia
Rica em ferro, a spirulina pode contribuir para o tratamento de pessoas anêmicas e que sofrem com a carência desse mineral.
Um estudo realizado com 40 pessoas de 50 anos ou mais e histórico de anemia, demonstrou que a suplementação com spirulina aumentou o conteúdo de hemoglobina dos glóbulos vermelhos e contribuiu para a melhora no sistema imunológico.
2. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
O principal componente ativo da spirulina é a ficocianina. Diversos são os estudos que relacionam a ficocianina à proteção contra os danos oxidativos e no combate aos radicais livres.
Por isso, além de ser responsável pela cor verde-azulada da cianobactéria, ela também é reconhecida pelos efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores.
3. Reduz o colesterol “ruim” e triglicerídeos
A melhora no perfil lipídico pode ser outro grande benefício da spirulina. Isso porque estudos consideram que a cianobactéria contribui positivamente na redução do colesterol total, do colesterol LDL (considerado “ruim”) e dos triglicerídeos, além de aumentar o colesterol bom.
Os estudos realizados consideram a ingestão de diferentes quantidades de spirulina, variando entre 1g e 2,2g por dia, até quantidades maiores, como 4,5g e 8g por dia.
4. Melhora os sintomas de rinite alérgica
A spirulina pode ser utilizada como um tratamento alternativo para os principais sintomas da rinite alérgica, conforme sugere um estudo realizado com 127 pessoas que sofrem com a doença. Comparada com o placebo, a spirulina reduziu significativamente sintomas como corrimento e congestão nasal, espirros e coceira.
5. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
Embora sejam necessárias mais pesquisas em humanos, evidências sugerem que a spirulina pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum.
Conforme estudo realizado com 25 pessoas com diabetes mellitus tipo 2, a suplementação de 2 meses resultou em uma redução significativa da glicose no sangue em jejum e também pós-prandial (após o consumo de alimentos contendo carboidratos).
6. Contribui para melhorar a força e a resistência muscular
Devido às suas propriedades antioxidantes, estudos relacionam a ingestão de spirulina ao aumento do desempenho em exercícios e maior resistência. Os resultados sugerem que além de melhorar a força, a cianobactéria contribui para que as pessoas demorem mais tempo para sentir fadiga.
Além disso, a spirulina e seus benefícios para atletas também já foram comprovados no que se refere ao sistema imune.
7. Reduz a pressão arterial
Um estudo com 36 indivíduos adultos, submetidos à ingestão de 4,5g de spirulina por dia, durante 6 meses, concluiu que a cianobactéria apresentou efeitos positivos na redução da pressão arterial.
Vale destacar ainda que os voluntários do estudo não mudaram seus hábitos alimentares e estilo de vida durante o período experimental, o que reforça os benefícios observados pelo uso da spirulina como suplemento.
8. Tem propriedades anticâncer
Além dos estudos em animais, que indicam a redução na ocorrência de câncer, os efeitos positivos da spirulina também foram comprovados em humanos.
Um estudo realizado na Índia, examinou 87 pessoas com lesões pré-cancerosas na boca (fibrose submucosa oral – OSMF). Entre o grupo de 44 pessoas que ingeriu 1g de spirulina por dia, durante um ano, 45% delas viram suas lesões desaparecem. Por outro lado, no grupo de 43 pessoas que usaram placebo, apenas 7% observaram regressão das lesões.
No entanto, ainda são necessários mais estudos para se comprovar os benefícios da cianobactéria em outros tipos de câncer.
Como consumir a Spirulina?
A dose e a forma de ingestão podem variar de acordo com a finalidade de uso, mas em geral, recomenda-se de 1 a 10 g por dia, podendo ser consumida em dose única ou fracionada ao longo do dia. Porém, lembre-se: a spirulina deve ser ingerida seguindo a orientação de um médico ou nutricionista.
CONCENTRAÇAO DE PROTEINA MAIOR A 60%
Ingrediente(s): Spirulina em pó.
Após a abertura, mantenha a embalagem bem fechada. Armazene em local fresco e seco.
ALÉRGICOS: CONTEM SPIRULINA